09 de Maio de 2025
Portal NE
Menu
Cidades
Redes Sociais
Caxias

Profissionais da Proteção e Atendimento Integral à Família participam de capacitação

Fonte: ASCOM/ CAXIAS
Data: 07/05/2025 12:38
Atualizado em 09/05/2025 10:22

PUBLICIDADE

Fonte: ASCOM/ CAXIAS
Data: 07/05/2025 12:38 - Atualizado em 09/05/2025 10:22

Psicólogas e assistentes sociais que fazem parte da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, que integram a Proteção e Atendimento Integral à Família, participaram de uma capacitação no Memorial da Balaiada, nessa segunda-feira (05). O serviço socioassistencial é oferecido nos Centros de Referência de Assistência Social e tem por objetivo fortalecer a capacidade protetiva da família, prevenindo situações de vulnerabilidade e risco social.

“O PAIF é a Proteção e Atendimento Integral à Família, e funciona com o psicólogo e o assistente social. A gente forma os grupos para atender as famílias que estão em situação de vulnerabilidade, e também para prevenir essas famílias, para que não se agrave a situação delas. A gente está trabalhando alguns estudos de casos e consegue fomentar os grupos para entregar o melhor para as famílias. Nós estamos com um instrumental para que o objetivo final seja trazer o melhor para a população de Caxias”, destaca Laura de Moura, psicóloga.

Dentro do atendimento e acompanhamento do Programa, a proposta é identificar as necessidades e promover o acesso a serviços e direitos, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, prevenindo a ruptura e promovendo a convivência. A prevenção de situações de risco busca garantir acesso a serviços de saúde, educação, cultura e lazer. As capacitações também visam garantir que os atendimentos realizados sejam informados de forma correta para o Governo Federal.

“O objetivo é fortalecer os vínculos familiares, por meio de encontros que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, para que as famílias tenham seus vínculos fortalecidos com a rede, que são: escolas, serviços de saúde, para que eles estejam com os vínculos fortalecidos. A gente sabe que, na maioria das famílias, a chefe é a mãe, e nós trabalhamos oficinas, capacitações para geração de renda e damos o suporte para que aquela família possa se desenvolver sem precisar de uma cesta básica. Essas capacitações têm que acontecer no começo do ano, para que os profissionais tenham um plano para acompanhamento ao longo do ano. Hoje, os técnicos que estão presentes aqui estão trabalhando com o Instrumental de acompanhamento do PAIF, que é o PAF. Este instrumental é para acompanhamento da família, que tem início, meio e fim”, explica Iana Cristina, assistente social.

© 2025 - Portal NE - Todos os direitos reservados.
Este site é protegido pela Cloudflare

Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.

Desenvolvido por:
c2 tenologia web